José Luís Carneiro considerou esta segunda-feira que o primeiro-ministro Luís Montenegro teve "maturidade política" no apoio a Costa para o cargo europeu.
No espaço de comentário na CNN, e depois de felicitar tanto Pedro Nuno Santos como Marta Temido pelos resultados nas eleições europeias, frisou que "essa clareza" ficou "bem" a Montenegro.
"Apreciei pela clareza e pela franqueza que mostrou ao António Costa enquanto potencial candidato ao Conselho Europeu", afirmou.
"As duas lideranças deram sinais de quererem promover o diálogo", disse ainda o antigo ministro da Administração Interna.
O agora comentador José Luís Carneiro considerou ainda Portugal "um dos países mais europeístas da Europa", destacando que "mais de 75% dos eleitores nacionais mostram as suas convicções mais profundas em relação aos valores europeus".
Note-se que o líder do PSD e primeiro-ministro Luís Montenegro anunciou o apoio da AD e do Governo ao seu antecessor António Costa para o cargo de presidente do Conselho Europeu, se decidir ser candidato.
"É possível que a presidência do Conselho Europeu seja destinada a um candidato socialista. Se o dr. António Costa for candidato a esse lugar, a AD e o Governo de Portugal não só apoiarão como farão tudo para que essa candidatura possa ter sucesso", sublinhou.
Leia Também: Após as Europeias, o que dizem analistas? País é "claramente pró-europeu"