Os socialistas açorianos vão eleger um novo líder depois de Vasco Cordeiro, presidente do PS/Açores desde 2013, ter anunciado que não se vai recandidatar ao cargo.
Numa nota à imprensa, o PS/Açores refere que, "terminado o prazo regulamentar para apresentação de candidaturas à liderança do partido", a única candidatura entregue foi a de Francisco César, com o lema "Um Novo Futuro".
"Após análise, pelo presidente da Comissão Regional de Jurisdição, Fernando Cordeiro, a candidatura foi considerada válida e admitida", acrescenta.
Segundo a nota, as eleições para a liderança do PS/Açores ocorrem nos dias 28 e 29 de junho e o XIX Congresso realiza-se entre os dias 27 e 29 de setembro, na ilha de São Miguel.
A candidatura de Francisco César adiantou na quinta-feira em comunicado que, naquele dia, o socialista formalizou a corrida à liderança do partido açoriano "com declarações de propositura de mais de 400 militantes".
"Na entrega da sua moção, Francisco César destacou a importância de construir 'Um Novo Futuro' para o PS Açores, assente em três pilares 'fundamentais': Educação para todos, transparência e liberdade, forte componente no fomento económico", lê-se.
No documento, o candidato defende para a região "um novo modelo económico, diversificado, aberto e sustentável", que agregue os fatores diferenciadores e "aposte na criação de valor nos setores tradicionais, como agricultura, pescas e turismo, e nas novas economias do mar, do digital, da descarbonização e da transição energética".
Francisco César também sublinha a importância da dignidade humana e da justiça social: "Somos o partido que acredita que a comunidade em que nos inserimos só será plena quando houver verdadeira dignidade para com o ser humano: dignidade no acesso ao trabalho, no rendimento, na velhice, na habitação e na saúde.
A apresentação oficial da moção de orientação global do socialista, intitulada "Um Novo Futuro", está marcada para sábado, às 18:30 locais (19:30 em Lisboa), no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.
Francisco César, 45 anos, formado em Economia, é deputado e vice-presidente da bancada do PS na Assembleia da República, sendo ainda membro dos secretariados nacional e regional do partido.
O socialista já foi deputado e líder da bancada do PS na Assembleia Regional dos Açores.
Leia Também: PS/Açores quer ouvir Governo sobre "descalabro operacional" no grupo SATA