"Quatro dias após o começo da época balnear, uma vez mais a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) apura nas praias de Matosinhos a presença de valores microbiológicos em águas costeiras acima dos parâmetros de referência", adiantou Bruno Pereira, em comunicado enviado à Lusa.
Os banhos na praia de Matosinhos, no distrito do Porto, estão desaconselhados desde terça-feira devido a valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência na água, segundo informação da APA.
Lamentando "a posição distante que a Câmara Municipal de Matosinhos sempre assumiu sobre esta questão", Bruno Pereira garantiu que vai voltar a questionar o executivo municipal sobre a qualidade das águas balneares.
"É impressionante que Matosinhos, que tem como autarca a presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e da qual se espera a prática de políticas de proximidade junto dos seus eleitores, ainda existam linhas de água a desaguar nas nossas praias que são verdadeiros esgotos a céu aberto e nos quais ainda não se corrigiram as ligações indevidas de esgotos", atirou.
Bruno Pereira salientou que a praia de Matosinhos é a principal praia urbana da Área Metropolitana do Porto e a única servida pelo metro e frequentada durante todo o ano, não sendo aceitável sujeitar a população "a estas perigosidades".
"Luísa Salgueiro, que passa semanas fora de Matosinhos, nada faz para minimizar este flagelo e, de facto, é de lamentar que esteja mais uma vez ausente de Portugal e nada faça para solucionar este assunto", considerou o social-democrata.
Leia Também: Parlamento rejeita propostas de Chega e BE sobre imigração