João Cotrim de Figueiredo eleito vice-presidente dos liberais europeus

O eurodeputado da Iniciativa Liberal foi hoje eleito um dos oito vice-presidentes do Renovar a Europa, a bancada liberal do Parlamento Europeu, que agora tem 75 membros incluindo dois portugueses, foi hoje anunciado.

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto com Lusa
26/06/2024 10:39 ‧ 26/06/2024 por Notícias ao Minuto com Lusa

Política

Renovar Europa

O eurodeputado da Iniciativa Liberal (IL) eleito João Cotrim de Figueiredo foi eleito vice-presidente do grupo Renovar a Europa, depois de ter desistido da sua candidatura à presidência, anunciou o partido esta quarta-feira nas redes sociais.

"João Cotrim Figueiredo foi hoje eleito vice-presidente do grupo parlamentar dos Liberais europeus. Foi o segundo vice-presidente mais votado, com 48 votos em 71. Nos próximos dias ficará fechada a sua pasta. Parabéns ao estreante português no Parlamento Europeu", lê-se na publicação divulgada na rede social X.

A informação foi confirmada à agência Lusa por fonte dos liberais europeus, que indicou que Cotrim de Figueiredo é um dos oito vice-presidentes eleitos, com o irlandês Billy Kelleherum a assumir o primeiro lugar na hierarquia das vice-presidências.

Em comunicado entretanto divulgado, o Renovar a Europa indica que o grupo "ficou hoje mais forte" com a nova constituição, contando agora com 75 membros, dois dos quais da Iniciativa Liberal, "esperando-se que continue a aumentar nos próximos dias".

Recorde-se que, na segunda-feira, Cotrim de Figueiredo desistiu da candidatura à presidência do grupo Renovar a Europa, quatro horas depois de a anunciar, devido à perda de apoio de várias delegações.

"Depois da retirada de apoio de última hora de várias delegações, decidi não avançar com a minha nomeação para presidente do Renovar a Europa", declarou João Cotrim de Figueiredo, em comunicado.

"Com isto em mente, decidi avançar com a minha nomeação para uma das vice-presidências do Renovar a Europa para poder contribuir, na medida das capacidades, para fortalecer o grupo", completou.

O eurodeputado eleito tinha anunciado a candidatura durante a tarde de terça-feira e justificou-a com a necessidade de inverter "os resultados das últimas eleições europeias, em que o Renovar a Europa perdeu mais de 20% dos seus lugares".

"Algo precisa de mudar. Seja no trabalho político, seja na organização, seja na comunicação do grupo. Um liberal assume a responsabilidade das suas ações livres", sustentou Cotrim de Figueiredo na altura, defendendo que é necessário "apresentar como que correu mal" e "reconquistar a confiança dos eleitores europeus".

No entanto, o liberal reconhecia no primeiro comunicado que divulgou que "a atual liderança parte em vantagem".

Leia Também: Cotrim líder dos liberais europeus? Candidatura (só) durou 4 horas

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas