O deputado do CDS-PP, Paulo Núncio, considerou esta quarta-feira que o nome de Maria Luís Albuquerque para comissária europeia é "uma excelente escolha" do Governo português.
"O CDS saúda a escolha de Maria Luís Albuquerque para comissária europeia. Conheço-a muito bem, trabalhei com ela durante quatro anos e meio no Governo e no Ministério das Finanças e sei que é uma pessoa extremamente competente, profissional e com enorme sentido de Estado", afirma Paulo Núncio numa declaração aos jornalistas.
O deputado enfatiza não só a sua "capacidade pessoal", mas também a sua "experiência política" e, por isso, considera que esta é "uma excelente escolha" do Governo português.
Também o presidente do partido, Nuno Melo, reagiu a esta escolha nas suas redes sociais, salientando que "estará certamente à altura das importantes tarefas" que lhe forem atribuídas.
"Pela capacidade técnica e pela experiência política e governativa, Maria Luís Albuquerque estará certamente à altura das importantes tarefas para que que será chamada em representação de Portugal na Comissão Europeia ao serviço dos povos europeus. Muito sucesso", escreveu Melo numa publicação na rede social Twitter.
Pela capacidade técnica e pela experiência política e governativa, Maria Luís Albuquerque estará certamente à altura das importantes tarefas para que que será chamada em representação de Portugal na @EU_Commission, ao serviço dos povos europeus. Muito sucesso 🇵🇹🇪🇺 pic.twitter.com/kA015Xydsj
— Nuno Melo (@NunoMeloCDS) August 28, 2024
De recordar que o primeiro-ministro Luís Montenegro propôs como candidata a comissária europeia a ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque.
Maria Luís Albuquerque, 56 anos, foi ministra de Estado e das Finanças durante o período em que Portugal estava sob assistência financeira da 'troika', sucedendo a Vítor Gaspar em julho de 2013 e mantendo-se até final do executivo liderado por Pedro Passos Coelho.
No PSD, foi vice-presidente durante a liderança de Passos Coelho e cabeça de lista dos candidatos a deputados pelo PSD em Setúbal em 2011 e 2015.
Atualmente é membro do Conselho Nacional do PSD - segundo nome da lista da direção de Luís Montenegro, logo a seguir a Carlos Moedas -, e membro do Conselho de Supervisão da subsidiária europeia da empresa norte-americana Morgan Stanley.
Portugal e os outros 26 Estados-membros da União Europeia (UE) têm até sexta-feira para propor os seus candidatos para o posto de comissário europeu no próximo mandato.
Leia Também: Governo propõe Maria Luís Albuquerque para nova comissária europeia