Em nota à imprensa, o PS/Açores adianta que, por proposta do presidente da estrutura partidária, Francisco César, "a nova direção do grupo parlamentar do PS será presidida por Andreia Cardoso e terá como vice-presidentes Carlos Silva, José Gabriel Eduardo e Marta Matos".
A nova líder dos socialistas no parlamento açoriano tem 48 anos e é economista.
Andreia Cardoso, eleita deputada pelo círculo eleitoral da ilha Terceira nas eleições regionais antecipadas de 04 de fevereiro, já foi presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e secretária Regional da Solidariedade Social quando o executivo do arquipélago foi liderado pelo socialista Vasco Cordeiro.
A nova líder parlamentar sucede no cargo a João Castro, que em abril deixou a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
O grupo parlamentar do PS no parlamento açoriano é composto por 23 deputados, eleitos pelas nove ilhas que constituem o arquipélago (o sistema eleitoral regional tem ainda um círculo de compensação).
A coligação PSD/CDS-PP/PPM venceu as eleições regionais de fevereiro e elegeu 26 deputados, menos três do que os 29 necessários para obter maioria absoluta, enquanto o PS elegeu 23 deputados, o Chega cinco e o BE, o IL e o PAN um cada.
Leia Também: Problema de professores sem habilitação "vai agravar-se" nos Açores