"Passado ligado ao combate à corrupção". IL elogia escolha de novo PGR

O líder da Iniciativa Liberal disse que Amadeu Guerra, nomeado para Procurador-Geral da República, garantia - pelo menos no início - um voto de confiança.

Notícia

© Reinaldo Rodrigues/Global Imagens

Teresa Banha
27/09/2024 13:51 ‧ 27/09/2024 por Teresa Banha

Política

PGR

O presidente da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, já reagiu à nomeação de Amadeu Guerra para o cargo de novo Procurador-Geral da República (PGR).

 

"A primeira avaliação da Iniciativa Liberal é positiva. Pelos dados conhecidos, pela trajetória na sua carreira profissional. É uma pessoa que nos merece um primeiro voto de confiança para exercer esta missão", começou por dizer em declarações aos jornalistas, na Assembleia da República.

"Tem um passado ligado ao combate à corrupção. parece-nos uma pessoa, do ponto de vista técnico, juridicamente competente", apontou, ainda.

Considerando  que "a Justiça" no seu todo e também a função que vai desempenhar "precisa de tranquilidade", Rui Rocha que o nome garantia numa primeira instância "confiança". "Veremos depois no exercício de funções como é que as coisas se passam", acautelou.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, nomeou Amadeu Guerra para o cargo de Procurador-Geral da República, depois de o nome ter sido proposto pelo Governo. A cerimónia de tomada de posse decorrerá a 12 de outubro, pelas 12h30, no Palácio de Belém.

O nome foi proposto por Luís Montenegro, que recém-chegado de Nova Iorque, nos Estados Unidos, se dirigiu ao Palácio de Belém para 'resolver' a primeira questão da sua agenda para hoje.

Novo PGR 'fechado', Montenegro vai ainda hoje encontrar-se com o líder da oposição, Pedro Nuno Santos, de forma a discutirem a proposta do Orçamento de Estado.

[Notícia atualizada às 13h54]

Leia Também: Amadeu Guerra, que dirigiu o DCIAP durante Operação Marquês, é o novo PGR

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas