PAN diz que novo PGR é "nome com currículo", mas critica Governo

Depois de o Executivo nomear o substituto de Lucília Gago no cargo de Procurador-Geral da República, o PAN considerou que Amadeu Guerra traz "uma experiência importante", mas criticou o Governo, dizendo que este 'falhou' mais uma vez no diálogo com restantes partidos.

Notícia

© Global Imagens

Teresa Banha
27/09/2024 14:18 ‧ 27/09/2024 por Teresa Banha

Política

PGR

A porta-voz do PAN, Inês Sousa Real, reagiu à nomeação do novo Procurador-Geral da República (PGR), destacando a "experiência importante" de Amadeu Guerra, mas lançando algumas farpas ao Governo.

 

"Apesar de não conhecermos a sua visão para a reforma do ponto de vista do Ministério Público e da justiça em Portugal, não deixa de ser um nome associado aos grandes processos do ponto de vista do combate à corrupção e da evasão fiscal. Nessa dimensão parece-nos que há uma experiência importante para os grandes fenómenos criminais que Portugal tem e continua a enfrentar", considerou, em declarações aos jornalistas na Assembleia da República.

Sousa Real apontou que esperava que houvesse com esta mudança "mais meios e celeridade" para o Departamento Central de Investigação e Ação Penal, já que a escassez e demora foi "uma das críticas" que o PAN apresentou à antiga PGR, Lucília Gago.

E no âmbito das críticas, a porta-voz do PAN apontou também o dedo ao primeiro-ministro, Luís Montenegro, que "mais uma vez poderia aqui ter ouvido as demais forças políticas porque efetivamente precisamos de ter mais transparência, mais proximidade no que diz respeito à justiça e ao Ministério Público".

Amadeu Guerra "não deixa, no entanto, de ser um nome com currículo, inclusive, na proteção de crianças e jovens". Sousa Real deixou ainda o 'conselho' para que o mandato do responsável seja "mais próximo e mais dialogante com a população e demais forças políticas". 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, nomeou Amadeu Guerra para o cargo de Procurador-Geral da República, depois de o nome ter sido proposto pelo Governo. A cerimónia de tomada de posse decorrerá a 12 de outubro, pelas 12h30, no Palácio de Belém.

O nome foi proposto por Luís Montenegro, que recém-chegado de Nova Iorque, nos Estados Unidos, se dirigiu ao Palácio de Belém para 'resolver' a primeira questão da sua agenda para hoje.

Novo PGR 'fechado', Montenegro vai ainda hoje encontrar-se com o líder da oposição, Pedro Nuno Santos, de forma a discutirem a proposta do Orçamento de Estado.

Leia Também: "Passado ligado ao combate à corrupção". IL elogia escolha de novo PGR

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas