Valorização de tapeteiras de Arraiolos e artesãos de Estremoz aprovada

As propostas do PCP para a proteção social e valorização das tapeteiras de Arraiolos e dos artesãos dos bonecos de Estremoz foram hoje aprovadas no parlamento.

Notícia

© http://cm-arraiolos.pai.pt/

Lusa
22/11/2024 19:04 ‧ 22/11/2024 por Lusa

Política

OE2025

Ambas as propostas, levadas a votação na Comissão de Orçamento e Finanças no âmbito do processo de votação na especialidade da proposta do Orçamento do Estado para 2025, foram aprovadas com votos favoráveis de todas as bancadas à exceção da Iniciativa Liberal, que se absteve, e do PSD e do CDS-PP, que se opuseram.

 

As duas medidas preveem a criação de um regime de valorização que contemple medidas de formação e valorização profissional destes trabalhadores, designadamente, especifica o PCP, em relação a doenças profissionais, saúde, segurança no trabalho e condições de acesso à reforma.

Estas medidas devem postas em prática pelo Governo, estabelece a proposta, depois de ouvidas as entidades de intervenção na matéria, como sindicatos, associações, produtores locais, o município de Arraiolos (no caso das tapeteiras) e do município de Estremoz (no caso dos artesãos).

O partido sublinha a importância da função das tapeteiras, bem como a "expressão artística única" dos bonecos feitos pelos artesãos de Estremoz.

Leia Também: Aprovada proposta de alargamento da lista de entidades com verba da AR

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas