Ambas as propostas, levadas a votação na Comissão de Orçamento e Finanças no âmbito do processo de votação na especialidade da proposta do Orçamento do Estado para 2025, foram aprovadas com votos favoráveis de todas as bancadas à exceção da Iniciativa Liberal, que se absteve, e do PSD e do CDS-PP, que se opuseram.
As duas medidas preveem a criação de um regime de valorização que contemple medidas de formação e valorização profissional destes trabalhadores, designadamente, especifica o PCP, em relação a doenças profissionais, saúde, segurança no trabalho e condições de acesso à reforma.
Estas medidas devem postas em prática pelo Governo, estabelece a proposta, depois de ouvidas as entidades de intervenção na matéria, como sindicatos, associações, produtores locais, o município de Arraiolos (no caso das tapeteiras) e do município de Estremoz (no caso dos artesãos).
O partido sublinha a importância da função das tapeteiras, bem como a "expressão artística única" dos bonecos feitos pelos artesãos de Estremoz.
Leia Também: Aprovada proposta de alargamento da lista de entidades com verba da AR