O presidente da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, reforçou, esta quarta-feira, que o seu partido não apoiará uma eventual candidatura do almirante Henrique Gouveia e Melo à Presidência da República, uma vez que “não representa ideias liberais”.
“Há quem hesite sobre a candidatura de Gouveia e Melo. Há quem a tema. Há quem queira aproveitar-se dela. Para mim, é claro. Não representa ideias liberais. Não está a pessoa em causa, nem a condição militar. É a visão. A IL deve apoiar uma candidatura que represente o espaço liberal”, escreveu o responsável, na rede social X (Twitter).
Saliente-se que, na terça-feira, Rui Rocha posicionou-se contra o militar, que defendeu que os jovens preferem "um desafio" a um "bom salário com um trabalho rotineiro".
Há quem hesite sobre a candidatura de Gouveia e Melo. Há quem a tema. Há quem queira aproveitar-se dela. Para mim, é claro. Não representa ideias liberais. Não está a pessoa em causa, nem a condição militar. É a visão. A IL deve apoiar uma candidatura que represente o espaço…
— Rui Rocha (@ruirochaliberal) December 11, 2024
"Não, obrigado", escreveu no X, ao partilhar uma notícia com as declarações do chefe da Marinha, proferidas durante a conferência do Diário de Notícias (DN) 'Novo Regime Jurídico da Cibersegurança em Portugal'.
Já na segunda-feira, o líder da IL deu conta de que Gouveia e Melo "não representa o espaço liberal", em entrevista à SIC Notícias.
Gouveia e Melo é apontado como candidato às eleições presidenciais mas, até ao momento, não confirmou definitivamente qualquer posição. O almirante informou no final de novembro o Conselho do Almirantado da sua indisponibilidade para continuar na chefia do Estado-Maior da Armada, terminando o mandato em dezembro, de acordo com fontes militares ouvidas pela Lusa.
Na semana passada, o militar disse aos jornalistas que não fará “nada até sair das Forças Armadas".
Leia Também: Jovens preferem "desafio" a "bom salário"? "Não, obrigado"