As eleições intercalares para esta estrutura dos socialistas surgiram na sequência da demissão do presidente da Câmara de Loures, Ricardo Leão, da liderança da FAUL, e Miguel Prata Roque deverá enfrentar a candidatura da eurodeputada e ex-autarca da Amadora Carla Tavares.
Miguel Prata Roque tem como mandatária Isabel Soares, filha do antigo Presidente da República Mário Soares.
Uma escolha que, segundo o candidato, "demonstra o compromisso histórico com o socialismo democrático e a social-democracia" e pretende "homenagear e recuperar a história de um PS comprometido com a defesa das liberdades individuais e da centralidade do humanismo".
Segundo a candidatura do ex-secretário de Estado, Miguel Prata Roque "será hoje o primeiro a entregar formalmente a sua candidatura a presidente do PS/FAUL, tendo já reunido mais do dobro das assinaturas exigidas".
No seu programa, entre outras propostas, Miguel Prata Roque propõe a criação de um grupo de ação rápida para a inclusão social, cuja coordenação estará a cargo da ex-deputada do PS Maria Antónia de Almeida Santos.
Miguel Prata Roque defende, também, a abertura do PS a eleições primárias para a escolha dos seus candidatos autárquicos e a deputados, a criação de conselhos de concertação social nos vários territórios da Grande Lisboa e uma reorientação dos concelhos ribeirinhos para uma utilização quotidiana do Rio Tejo, juntando as duas margens numa gestão comum.
Após o ato formal de entrega da sua candidatura na sede da FAUL do PS, na Avenida Fontes Pereira de Melo, em Lisboa, pelas 17:30, Miguel Prata Roque estará na sede nacional do seu partido, onde assistirá à sessão "Mário Soares e os Jovens". Uma sessão em que vai estar acompanhado pela mandatária da sua candidatura, Isabel Soares.
Leia Também: Eurodeputada Carla Tavares vai candidatar-se à presidência da FAUL do PS