PCP quer explicações sobre PSP no Martim Moniz. "Imagens preocupam"

António Filipe pediu justificações ao Governo sobre a ação de fiscalização da PSP que decorreu em Lisboa.

Notícia

© Global Imagens

Cátia Carmo
19/12/2024 19:04 ‧ há 9 horas por Cátia Carmo

Política

António Filipe

O deputado do PCP António Filipe pediu, esta quinta-feira, na Assembleia da República, justificações ao Governo sobre as fiscalizações da Polícia de Segurança Pública (PSP), como a que aconteceu esta tarde no Martim Moniz, em Lisboa, em que foi possível ver, através das televisões, várias pessoas a serem revistadas na rua.

 

"As imagens causam alguma preocupação relativamente à adequação da operação. Se o objetivo é contribuir para melhorar o sentimento de segurança dos cidadãos, não podemos depois fazer operações que contribuam para o contrário e possam criar uma situação de alarme relativamente à segurança em Portugal. É preciso que se esclareça qual a justificação para aquele tipo de atuações", afirmou António Filipe, em declarações aos jornalistas, no Parlamento.

PSP faz

PSP faz "operação especial de prevenção criminal" no Martim Moniz

As autoridades têm seis mandados de busca não domiciliários. A Rua do Benformoso está totalmente vedada ao público.

Notícias ao Minuto | 15:11 - 19/12/2024

Os comunistas querem saber porque é que a polícia atuou "assim e não de outra maneira" para poderem "avaliar se essa atuação foi adequada".

"Consideramos que possa ser pertinente e útil ouvir outras entidades, como o comando da PSP, mas quem responde politicamente perante a Assembleia da República é a ministra da Administração Interna, é ela quem deve prestar esclarecimentos", acrescentou o deputado do PCP.

Recorde-se que a PSP efetuou durante a tarde uma "operação especial de prevenção criminal" na zona do Martim Moniz, sobretudo para deteção de armas e droga.

Numa nota divulgada logo no início da operação, o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP adiantou que a operação na freguesia de Santa Maria Maior tinha como objetivo "alavancar a segurança e tranquilidade pública da população residente e flutuante" e que decorreu "na zona da Praça do Martim Moniz, área onde frequentemente se registam ocorrências que envolvem armas".

A operação durou cerca de duas horas e terminou com um homem detido por posse de droga e arma proibida.

Leia Também: PSP detém homem por posse de droga e arma proibida no Martim Moniz

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas