BE quer ouvir ministro das Infraestruturas sobre revisão da 'lei Uber'

O BE entregou hoje um requerimento para ouvir na Assembleia da República o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, sobre a revisão da 'lei Uber', e quer perceber que tutela está a tratar deste tema.

Notícia

© Gerardo Santos / Global Imagens

Lusa
16/01/2025 18:53 ‧ há 3 horas por Lusa

Política

BE

No requerimento, os bloquistas lembram que a lei de 2018, "que ficou conhecida como 'Lei Uber'", por ter sido feita à medida do que era exigido pelas plataformas digitais, aprovou o regime jurídico da atividade de transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica (TVDE)" e devia ter sido avaliada após três anos após a sua entrada em vigor, ou seja, a partir de agosto de 2021.

 

De acordo com a bancada do BE, o artigo 31.º desta lei determina que deve ser elaborado um "relatório final fundamentado" que "deve apresentar as recomendações e propostas de ajustamento das regras legais e regulamentares em vigor, sempre que tal se afigure necessário para a melhoria do regime avaliado".

Os bloquistas referem que desde 2021 que têm questionado sucessivos governos sobre a revisão prevista na lei e que até hoje "essa resposta não chegou".

"Mais recentemente, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, na sessão plenária de 18 de abril de 2024, afirmou que a revisão do regime jurídico em causa pertencia ao Ministério da Economia. O ministro da Economia, por sua vez, na audição regimental de 10 de julho de 2024 afirmou que pertenceria ao Ministério das Infraestruturas e Habitação a respetiva revisão, apesar de reconhecer a ligação com o setor da economia. Quando questionado, novamente, na audição regimental de 17 de dezembro 2024, o Ministro da Economia aguardava uma articulação com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social", detalham no requerimento.

A bancada parlamentar do BE lamenta que, decorridos "mais de três anos desde o prazo fixado para avaliação, e mais de seis anos desde a sua entrada em vigor", o Governo "não consiga esclarecer quais os ministérios que se encontram a acompanhar o tema e em que estado se encontra a elaboração do relatório final previsto na lei, bem como as propostas de revisão legislativa".

Além do requerimento, o BE perguntou aos ministérios das Infraestruturas, da Economia e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social qual destas três tutelas está a acompanhar o tema.

Os bloquistas perguntam ainda se foi criado algum grupo de trabalho interministerial e com que composição.

Leia Também: PCP considera que medidas fiscais do Governo são insuficientes

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas