Segundo a pergunta enviada ao ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, os deputados do PS referem que no âmbito do PRR o anterior Governo socialista "assegurou o apoio a centenas de instituições do setor social para a aquisição de viaturas elétricas", tendo recebido os pagamentos iniciais depois da compra das mesmas.
"Acontece, porém, que as entidades apoiadas têm vindo a manifestar o seu profundo descontentamento pelo facto de, desde a entrada em funções do atual governo, se verificar uma total incapacidade de resposta aos seus pedidos, nomeadamente no que respeita ao pagamento dos montantes totais que lhes são devidos", acusa o PS.
Para os socialistas, com o Governo PSD/CDS-PP em funções há dez meses, "é incompreensível que não tenha ainda conseguido dar resposta a estas entidades".
"Constata-se que existem mais de mil instituições que aguardam há meses o pagamento das quantias em dívida por parte da Segurança Social, colocando em risco a sustentabilidade financeira de muitas instituições em todo o país", refere.
O PS pergunta ao ministro se conhece esta situação e que "diligências foram realizadas ou estão delineadas para se assegurar o pagamento com a maior brevidade possível às entidades em causa, no respeito pela lei".
"Quando é expectável as entidades promotoras receberem os pagamentos em falta", questiona ainda.
Leia Também: PRR. Pagamentos aos beneficiários atingem 6.478 milhões até quarta-feira