Mariana Leitão é a candidata da Iniciativa Liberal (IL) à Presidência da República, anunciou, este domingo, o presidente do partido, Rui Rocha.
"Portugal precisa da Mariana Leitão", afirmou o líder dos liberais no seu discurso de encerramento da IX Convenção Nacional, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures.
A "defesa da liberdade", do rigor e a credibilidade são "aspetos essenciais" para o perfil que a IL considera que um candidato presidencial deve ter, disse Rui Rocha.
"Mas o desafio que o país tem pela frente é ainda maior", disse, afirmando que Portugal "precisa de esperança, coragem e ambição".
Após o anúncio, em declarações aos jornalistas, Mariana Leitão afirmou querer representar "a esperança e a ambição".
"Sou contra a ideia que se criou de que o país está estagnado e não pode sair daqui, de que o país tem de viver com medo de ter ambição. Não. Nós temos de ser ambiciosos. Temos de ser mais. E é isso que eu quero representar", atirou.
A deputada rejeitou a ideia de que a sua candidatura sirva para o partido "ganhar espaço mediático" e explicou: "É uma candidatura porque nenhuma das pessoas que se perfilava representa o espaço liberal e é preciso defender e ocupar esse espaço. É isso que eu quero".
Mariana Leitão, 42 anos, gestora, é líder parlamentar da IL, eleita deputada pela primeira vez em 2024, enquanto "número dois" pelo círculo eleitoral de Lisboa.
Foi chefe de gabinete do Grupo Parlamentar entre 2022 e 2024 e, entre 2020 e 2022, presidente do Conselho Nacional. É licenciada em Relações Internacionais e aderiu à IL em 2019, já tendo sido igualmente deputada municipal em Oeiras.
[Notícia atualizada às 14h04]
Leia Também: Rui Rocha reeleito presidente da Iniciativa Liberal com 73,4% dos votos