No voto de pesar, o Chega recorda que os incêndios que atingiram o estado da Califórnia "têm fomentado o caos e espalhado o terror, a morte e o sofrimento de milhares de pessoas".
O partido lembra ainda que a cidade de Los Angeles foi "particularmente afetada por esta vaga de incêndios de grande dimensão e de raro precedente", tendo registado a morte de pelo menos dez pessoas e a retirada de 180 mil.
O voto sublinha ainda os danos materiais resultantes destes incêndios, que podem ascender aos 150 mil milhões de euros e que refletem "a onda de devastação que acabou por atingir mais de dez mil edifícios".
"Perante estes graves acontecimentos e a natureza especial das relações luso-americanas, Portugal não pode deixar de manifestar o seu abalo pelas perdas e a sua solidariedade para com o povo norte-americano", lê-se na nota de pesar.
Os grandes incêndios que devastaram Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos da América (EUA), foram dados como "100% controlados" no dia 31 de janeiro, após três semanas.
A vaga de incêndios, que começou em 07 de janeiro e obrigou à saída dos territórios de mais de 150 mil pessoas, causou pelo menos 29 mortos, destruiu mais de 16.000 estruturas e ficará na história dos EUA como uma das catástrofes naturais mais dispendiosas.
Leia Também: Incêndios em Los Angeles totalmente controlados três semanas depois