Carneiro rejeita ser candidato às Presidenciais: "Ainda sou muito jovem"

José Luís Carneiro admitiu que teve "uma ou outra manifestação de apoio" dentro do PS para avançar com a candidatura.

Notícia

© Mário Vasa / Global Imagens

Cátia Carmo
08/02/2025 14:52 ‧ há 3 horas por Cátia Carmo

Política

José Luís Carneiro

O ex-ministro da Administração Interna José Luís Carneiro rejeitou, este sábado, ser candidato às eleições Presidenciais. "Não faz sentido nenhum. Tive aqui uma ou outra manifestação de apoio, mas ainda sou muito jovem e ainda não tenho o estatuto para uma função dessa natureza", afirmou no final da Comissão Nacional do PS.

 

O socialista defende que é "muito importante" o PS ter um "candidato único do espaço de centro-esquerda", mas também é "muito relevante" conhecer o pensamento político dos candidatos em "matérias decisivas" no contexto "nacional e internacional".

"A ordem que herdámos da II Guerra Mundial está a ser colocada em causa no que tem a ver com os valores do Estado de direito e é muito relevante saber como aqueles que querem desempenhar funções de Presidente da República encaram esses desafios", acrescentou o ex-ministro.

A Comissão Nacional do PS reuniu-se este sábado, em Setúbal, para discutir as eleições Presidenciais, mas ainda sem condições para decidir quem apoiar, embora em perspetiva estejam potenciais candidaturas de António José Seguro e de António Vitorino.

Em relação às eleições Presidenciais de janeiro de 2026, apenas uma ideia central parece unir todos os socialistas e que tem sido salientada pelo secretário-geral: o PS só deve ter um candidato neste ato eleitoral.

Na quinta-feira foi admitida para discussão na Comissão Nacional uma proposta de Daniel Adrião, dirigente de uma corrente minoritária, no sentido de o PS realizar uma consulta aberta a simpatizantes para decidir qual o candidato a apoiar nas Presidenciais.

Antes, no início de janeiro, o antigo líder Ferro Rodrigues tinha sugerido a realização de eleições primárias no PS entre os potenciais candidatos Presidenciais do centro Esquerda e que visariam a escolha de um só candidato.

Porém, tanto a ideia de consulta, como a de eleições primárias, parecem ter um apoio minoritário entre os dirigentes do partido.

Leia Também: Pedro Nuno defende "candidatura única" do PS para ter "mais força"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas