José Bizarro consta da lista dos 57 cabeças-de-lista às câmaras municipais nas eleições autárquicas deste ano divulgados hoje em comunicado pela comissão política nacional do PSD.
O cabeça-de-lista do PSD à câmara de Mafra recusou prestar declarações à agência Lusa, remetendo para o que foi divulgado por escrito por si e pela concelhia social-democrata.
Em nota de imprensa, o PSD de Mafra, presidido por José Bizarro desde meados de dezembro, "congratulou-se com esta escolha, declarando o seu empenho para fazer desta uma candidatura vencedora, dando continuidade ao projeto transformador que impulsiona o concelho de Mafra".
Nas redes sociais, o candidato manifestou-se "disponível, empenhado e profundamente motivado".
O candidato social-democrata parte para a corrida autárquica com o desafio de não só "manter" mas também "superar" o "legado sólido" do trabalho desenvolvido no concelho pelo PSD.
"Assumo, com visão de futuro renovada, um projeto de felicidade e prosperidade para as pessoas, num território em crescimento demográfico, orgulhosamente jovem", afirmou José Bizarro.
Em novembro, a anterior comissão política concelhia do PSD de Mafra que era liderada pelo presidente da câmara municipal Hugo Luís e que terminou o mandato anunciava que o autarca seria o cabeça-de-lista à câmara nas eleições autárquicas deste ano.
A decisão foi tornada pública depois de haver eleições internas disputadas entre Hugo Luís e José Bizarro para a escolha do cabeça-de-lista à câmara, tendo a maioria dos militares votado no primeiro nome.
Hugo Luís esclareceu na ocasião à agência Lusa que as comissões políticas distrital e nacional "tinham conhecimento" do processo interno de escolha do candidato e apoiavam a sua candidatura.
Contactado agora pela agência Lusa, Hugo Luís não quis comentar a decisão do partido, adiantando que aguarda por uma reunião que pediu em dezembro ao presidente do partido, Luís Montenegro.
José Bizarro é presidente da Assembleia Municipal de Mafra desde 2013 e foi vereador desta câmara municipal entre junho de 2011 e fevereiro de 2013, sempre eleito pelo PSD, partido de que é militante.
O candidato é licenciado e pós-graduado em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.
Trabalhou como Revisor Oficial de Contas, mas exerce funções de líder de mercados numa empresa multinacional e acompanha diversos grupos empresariais em projetos de auditoria e assessoria.
O candidato social-democrata é o segundo a surgir neste concelho do distrito de Lisboa, depois do anúncio da candidatura de Pedro Tomás pelo PS.
Hugo Luís assumiu em junho a presidência da Câmara Municipal de Mafra na sequência da renúncia ao cargo de Hélder Sousa Silva, após a sua eleição para deputado do Parlamento Europeu nas eleições europeias.
Desde as anteriores eleições autárquicas, em 2021, o executivo municipal é constituído por sete eleitos do PSD e dois do PS.
Leia Também: Presidente da Câmara de Arronches recandidata-se pelo PSD