O Chega protagonizou mais um momento polémico no Parlamento, desta vez pela voz da deputada Diva Ribeiro, que acusou a deputada do Partido Socialista (PS) Ana Sofia Antunes, que é cega, de só conseguir intervir em assuntos relacionados com inclusão.
O momento, que aconteceu na sessão plenária desta quinta-feira, gerou indignação não só na bancada socialista, mas mereceu também críticas por parte do Bloco de Esquerda (BE) e Partido Social Democrata (PSD)
"É curioso também que a senhora deputada Ana Antunes só consiga intervir em assuntos que envolvem, infelizmente, a deficiência", atirou a parlamentar do Chega, numa altura em que eram debatidos projetos sobre inclusão no Ensino Superior.
Marina Gonçalves, vice-presidente da bancada socialista, condenou: "Aquilo que aconteceu aqui foi mesmo uma ofensa à honra da bancada parlamentar, que tem deputado sérios, responsáveis, que todos os dias trabalham em prol das populações, que não vêm para aqui fazer acusações, falando para o seu umbigo e para aquilo que fazem na sua vida privada, já agora", condenou. "Aqui, nesta bancada, somos todos iguais", reforçou, recebendo aplausos.
"Esta bancada não leva lições de moral do Partido Socialista em nenhuma matéria", respondeu Rita Matias.
Joana Mortágua, do Bloco de Esquerda, pediu a palavra não só para falar do que foi dito perante todo o hemiciclo, mas para denunciar algo dito pelo Chega "em off": "Dizer que desta bancada se ouviu bem e que espero que fique registado o bullying relativamente a uma pessoa com deficiência". "No momento em que estamos a discutir projetos de apoio a pessoas com deficiência , a única bandeira que aquela bancada [Chega] tem a erguer é a bandeira da vergonha", criticou.
Hugo Soares, líder da bancada parlamentar do PSD, disse "acompanhar a reflexão" da deputada bloquista. "Muito mais do que aquilo que se continua a dizer - que eu acho que é demais, que é pouco urbano e pouco dignificante - com o microfone aberto, aquilo que está a acontecer nos apartes regimentais ultrapassa o bom senso, a educação, a urbanidade e a dignidade que a Câmara exige que o país merecer", completou.
Enquanto debatem projetos sobre apoio a pessoas com deficiência, a deputada do Chega, Diva Ribeiro (denunciada por agressões físicas), e a restante bancada insultam a deputada Ana Sofia Antunes simplesmente por esta ser cega.
— Tomás (@Tomas_Pereira_T) February 13, 2025
Inaceitável e nojento pic.twitter.com/qHwCIDNTDw
Leia Também: Ventura pede a Montenegro que recue na escolha de Silvério Regalado