A posição foi assumida pelos deputados socialistas João Vasco Costa e Joana Pombo Tavares, que visitaram hoje a Estrada da Lapa, na ilha de Santa Maria, acompanhados pela presidente da Câmara Municipal, Bárbara Chaves (PS), denunciando "a inércia" do Governo açoriano de coligação PSD/CDS-PP/PPM.
Citado numa nota de imprensa do PS, João Vasco Costa deu como exemplo a obra de requalificação da Estrada da Lapa de Cima, "essencial para garantir o acesso da população", num investimento de "cerca de 200 mil euros da responsabilidade do Instituto Regional de Ordenamento Agrário (IROA)".
No entanto, "o protocolo entre o IROA e o município terminou em agosto de 2024 e, apesar do pedido de revisão por parte da autarquia, ainda não houve qualquer resposta do Governo Regional", apontou o parlamentar.
Segundo os socialistas, tendo em conta a "ausência de uma solução por parte do executivo regional, a Câmara Municipal de Vila do Porto avançou com a obra", garantindo que o último verão "fosse o primeiro, em mais de 15 anos, sem problemas graves de acesso e abastecimento de água".
Ainda segundo o deputado socialista, "a autarquia não pretende aguardar indefinidamente e anunciou que irá avançar com obras de igual importância sempre que necessário, para garantir o bem-estar da população".
Relativamente ao caminho de acesso ao tanque de água da lavoura, João Vasco Costa disse que o município já investiu no encaminhamento das águas pluviais no início do mandato, mas o Governo Regional "ainda não cumpriu a sua parte do compromisso, que prevê a pavimentação do caminho".
"O PS/Açores exige que o Governo Regional assuma as suas responsabilidades e resolva, sem mais demoras, as situações pendentes na ilha de Santa Maria, garantindo acessibilidades dignas e um abastecimento de água eficiente e sem desperdícios", sustentou João Vasco Costa, citado na mesma nota.
Leia Também: Remodelação foi "oportunidade perdida em setor que precisa, como a Saúde"