Mesa do BE reúne-se para aprovar candidatos com regresso de fundadores

A Mesa Nacional do BE reúne-se este domingo para aprovar os primeiros candidatos do partido às eleições legislativas de maio, com a coordenadora, Mariana Mortágua, a encabeçar Lisboa, e o regresso dos fundadores Francisco Louçã, Fernando Rosas e Luís Fazenda.

Notícia

© Flickr/ Esquerda.net/ Ana Mendes

Lusa
23/03/2025 06:52 ‧ há 2 dias por Lusa

Política

Eleiçóes Legislativas

Além de aprovar os primeiros candidatos bloquistas para as eleições legislativas de maio, o órgão máximo do partido entre convenções vai também decidir sobre um novo calendário para a XIV Convenção Nacional, que estava agendada para 31 de maio e 01 de junho, mas cujo processo foi suspenso devido à crise política.

 

As conclusões desta reunião, que vai decorrer num hotel em Lisboa, vão ser divulgadas, como habitual, em conferência de imprensa pela coordenadora nacional, Mariana Mortágua.

O grande destaque das listas do BE para as eleições legislativas antecipadas de 18 de maio é o regresso dos três fundadores do partido, Francisco Louçã, Fernando Rosas e Luís Fazenda, mais de uma década depois.

Francisco Louçã foi indicado pela distrital para encabeçar a lista por Braga, Fernando Rosas por Leiria e Luís Fazenda por Aveiro, distritos nos quais os bloquistas elegeram pela primeira vez em 2009 e que entretanto perderam.

A coordenadora nacional, Mariana Mortágua, será a cabeça de lista por Lisboa, seguida do atual líder parlamentar, Fabian Figueiredo, e pelo Porto a aposta volta a ser na deputada Marisa Matias, com o dirigente Adriano Campos em segundo lugar.

A deputada Joana Mortágua vai voltar a ser a "número um" por Setúbal e o antigo eurodeputado José Gusmão por Faro.

Nas últimas eleições legislativas, em março do ano passado, o BE elegeu cinco deputados, dois por Lisboa (Mariana Mortágua e Fabian Figueiredo), dois pelo Porto (Marisa Matias e José Soeiro) e uma por Setúbal (Joana Mortágua), e foi a quinta força política mais votada com 4,36 % dos votos a nível nacional.

De acordo com os estatutos do BE, compete à Mesa Nacional, sob proposta das assembleias distritais e regionais e da Comissão Política, decidir sobre "a primeira candidata ou candidato das listas à Assembleia da República e Assembleias Legislativas Regionais, no caso de círculos com até três deputadas ou deputados, e sobre o primeiro quinto de candidatas e candidatos nos restantes círculos".

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou na semana passada, numa comunicação ao país, que as eleições legislativas antecipadas vão realizar-se a 18 de maio, na sequência da crise política que levou à demissão do Governo PSD/CDS-PP, que viu a sua moção de confiança chumbada no parlamento.

Leia Também: Marisa Matias volta a ser "número um" pelo Porto (Adriano Campos em 2.º)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas