Paula Santos volta a ser a cabeça de lista da CDU em Setúbal

A líder parlamentar do PCP, Paula Santos, vai voltar a ser a "número um" da CDU em Setúbal nas legislativas de maio, anunciou hoje a coligação, que só avança com um cabeça de lista do PEV em Vila Real.

Notícia

© Carlos Pimentel/ Global Imagens

Lusa
26/03/2025 13:07 ‧ há 3 dias por Lusa

Política

Legislativas

Depois de, na semana passada, ter anunciado os cabeças de lista a dez círculos eleitorais -- entre os quais o secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, por Lisboa -, a CDU, coligação integrada pelo PCP e PEV, divulgou hoje os restantes 12 principais candidatos que irão integrar as suas listas nas eleições legislativas de 18 de maio.

 

Entre os nomes hoje divulgados, consta o da líder parlamentar do PCP, Paula Santos, que vai voltar a ser a cabeça de lista da CDU pelo círculo eleitoral de Setúbal, à semelhança do que aconteceu nas últimas duas legislativas, em 2024 e 2022.

A CDU conseguiu sempre eleger deputados em Setúbal desde 1976, mas, nas últimas legislativas, atingiu um mínimo histórico de 7,73%, só conseguindo eleger um deputado: Paula Santos.

Deputada desde 2009 e líder parlamentar do PCP desde 2022, Paula Santos foi sempre eleita pelo círculo eleitoral de Setúbal, tendo integrado as listas da CDU neste distrito enquanto "número dois" em 2009, 2011, 2015 e 2019.

Em Évora, um dos círculos eleitorais onde a CDU tinha sempre conseguido eleger até 2022, a coligação aposta em Maria da Graça Nascimento como "número um", no que será uma estreia desta professora de 51 anos enquanto cabeça de lista em legislativas.

Maria da Graça Nascimento sucede como "número um" da CDU por Évora à ex-deputada Alma Rivera (que tinha sido cabeça de lista nas últimas legislativas, não tendo conseguido alcançar a eleição) e ao eurodeputado João Oliveira, que foi líder parlamentar do PCP entre 2013 e 2022 e que foi sempre eleito como "número um" em Évora desde 2009, tendo falhado a eleição em 2022. João Oliveira já foi anunciado como candidato da CDU à Câmara Municipal de Évora nas autárquicas de outono.

Entre os cabeças de lista da CDU aos 22 círculos eleitorais, o único que pertence ao Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) é o ex-líder parlamentar do partido José Luís Ferreira, que vai ser o "número um" em Vila Real, à semelhança do que já tinha acontecido em 2024.

O PEV perdeu a representação parlamentar em 2022, numas eleições em que a CDU elegeu seis deputados (todos do PCP). Nas últimas legislativas, José Luís Ferreira já tinha sido o único cabeça de lista do PEV apresentado pela CDU.

De acordo com a biografia divulgada pela CDU, José Luís Ferreira foi deputado do PEV entre 2009 e 2022 -- sempre eleito pelo círculo eleitoral de Lisboa, exceto nas legislativas 2019, em que integrou as listas de Setúbal -- e foi líder parlamentar do partido entre 2019 e 2022.

Atualmente, é membro do Conselho Nacional e da Comissão Executiva Nacional do PEV, refere a CDU no comunicado.

Em Faro, a CDU mantém a aposta em Catarina Marques, que já tinha sido cabeça de lista neste círculo eleitoral em 2024 e 2022. É professora de educação especial, coordenadora da união de sindicatos do Algarve e membro da direção da Organização Regional do Algarve do PCP.

Também em Leiria, a CDU mantém o mesmo cabeça de lista do que em 2024 -- o pescador e formador João Paulo Delgado -, assim como em Viana do Castelo (Joaquim Celestino Ribeiro) e Bragança (Fátima Bento).

Nos Açores, será o médico na ilha de São Jorge António Salgado Almeida a encabeçar a lista da CDU, enquanto na Madeira será a operária fabril Herlanda Amado. Nos nomes divulgados, consta ainda o de Isabel Cristina Tavares (Aveiro), Vítor Reis Silva (Castelo Branco) e Helena Neves (Portalegre).

Na semana passada, a CDU já tinha divulgado os cabeças de lista em Lisboa (Paulo Raimundo), Porto (Alfredo Maia), Beja (Bernardino Soares), Braga (Sandra Cardoso), Coimbra (Fernando Teixeira), Guarda (Catarina Costa), Santarém (Inês Santos), Viseu (Alexandre Hoffman Castela), Europa (Joana Carvalho) e Fora da Europa (Ana Oliveira).

Leia Também: Entrevista ao PCP? Provedora do Telespectador recebe mais de mil queixas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas