PSD aprova candidaturas autárquicas e confirma Pedro Duarte no Porto

O PSD aprovou hoje as candidaturas autárquicas de Marco Almeida para Sintra, de Paulo Morais para Viana do Castelo e confirmou o ministro Pedro Duarte para o Porto.

Notícia

© PSD/ Flickr

Lusa
09/04/2025 13:54 ‧ há 4 dias por Lusa

Política

Autárquicas

Estes nomes fazem parte de uma lista de 78 candidatos autárquicos hoje aprovados pela Comissão Política Nacional do PSD, e que se juntam a cem nomes que já tinham sido homologados.

 

Esta será a terceira vez que Marco Almeida se recandidata a Sintra -- já concorreu com e sem o apoio do PSD, tendo até sido expulso do partido por essa razão, regressando em 2018 -- e já foi vereador e vice-presidente do município.

Paulo de Morais já foi vice-presidente da Câmara Municipal do Porto e é presidente da associação Frente Cívica.

Já o atual ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, anunciou a sua candidatura à Câmara Municipal do Porto há uma semana.

Foram também aprovados os candidatos a outras quatro capitais de distrito: em Aveiro, a confirmação do nome de Luís Souto de Miranda, em Coimbra a recandidatura do independente José Manuel Silva, em Bragança de Paulo Xavier e em Vila Real de Alina Vaz.

Não constam ainda entre os candidatos aprovados os de Lisboa, onde Carlos Moedas ainda não confirmou ser recandidato, Oeiras, onde se perspetiva um apoio ao independente e ex-PSD Isaltino Morais, ou Setúbal, onde tem gerado polémico o possível apoio do PSD à antiga autarca comunista Maria das Dores Meira.

O último pacote de candidatos autárquicos tinha sido aprovado pelo PSD em 11 de fevereiro, onde se incluiu o apoio à recandidatura do ex-líder do partido Pedro Santana Lopes à Câmara Municipal da Figueira da Foz.

A CPN é o órgão que, no PSD, tem a competência estatutária para homologar candidaturas aprovadas pelas distritais e propostas pelas concelhias.

O PSD totaliza agora 178 candidatos a presidentes de Câmara já com aprovação final para as eleições autárquicas que se deverão realizar entre setembro e outubro, para as quais definiu como objetivo tornar-se "a força política mais representativa do país".

Inicialmente, o partido tinha estipulado que todos os candidatos seriam conhecidos até final do primeiro trimestre, mas a convocação de eleições legislativas antecipadas para 18 de maio alterou esse calendário.

[Notícia atualizada às 17h58]

Leia Também: Pedro Duarte satisfeito com avanços para resolução de "problema" na VCI

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas