O ex-líder do PSD Rui Rio defendeu, esta terça-feira, na rede social X, que há uma "enorme quebra de qualidade dos governantes de hoje face aos de há 30 anos" e que isso está a afetar diretamente o país.
Para o social-democrata "esta degradação" é, aliás, "a principal razão da situação de pré-falência que a Democracia está a viver".
As declarações de Rui Rio surgem na sequência de uma entrevista do ex-ministro Luís Mira Amaral à SIC Notícias sobre o apagão de segunda-feira.
Durante a sua intervenção, o antigo ministro da Indústria e Energia fez duras críticas à gestão do sistema elétrico português, descrevendo o apagão como "uma falha técnica muito grave".
Esta entrevista de Mira Amaral é um exemplo bem vivo para o que tenho vindo a alertar há muito tempo: a enorme quebra de qualidade dos governantes de hoje face aos de há trinta anos.
— Rui Rio (@RuiRioPT) April 29, 2025
Esta degradação é a principal razão da situação de pré-falência que a Democracia está a viver. https://t.co/gWhWv0TKX8
"Muitos ministros tomaram decisões irresponsáveis"
Além de apelar a uma investigação séria à resposta das infraestruturas energéticas nacionais à falha energética, Luís Mira Amaral garantiu que "muitos ministros tomaram decisões irresponsáveis, sem competência e sem terem o bom senso de ouvir quem sabe da matéria".
"O que tempo que se levou a repor a normalidade...Considero uma falha técnica muito grave do sistema e acho que o Governo devia mandar fazer um inquérito para encarar seriamente a situação", atirou.
O ex-governante apontou também o dedo às políticas que, nos últimos anos deixaram o país dependente da energia de Espanha. "Entrámos no mercado ibérico de eletricidade, onde passou a ser mais vantajoso importar energia espanhola do que produzirmos nós. Temos os nossos geradores parados porque é mais económico importarmos energia elétrica de Espanha do que produzir nas nossas centrais e ter custos variáveis", sublinhou.
O antigo ministro alertou ainda para o encerramento, que considera "prematuro e irresponsável", das centrais a carvão. "Já na altura, a rede espanhola foi quem nos salvou . Só me admiro que esta situação só tenha acontecido agora", afirmou.
Leia Também: AO MINUTO: Causa "não está identificada"; "Devem ter kit de emergência"