Para os portugueses, Vítor Gaspar tem sido o pior ministro do Executivo liderado por Passos Coelho, enquanto Paulo Macedo é o que, na opinião dos inquiridos, tem actuado melhor.
Em segundo lugar, na lista dos piores ministros surge o líder do Governo Passos Coelho com 11,3% de votos, mas a margem que o separa de Gaspar ainda é grande.
Na lista dos mais ‘odiados’ destaque ainda para o ministro da Educação que se encontra na discussão da ordem do dia, devido à greve de professores coincidir com o dia do exame nacional de Português e Latim, já na próxima segunda-feira. Nuno Crato é apontado como o pior dos governantes por 9,7% dos inquiridos. O quarto lugar é ocupado por outro governante no centro das atenção, Santos Pereira é o mais mal-amado para 9,2% dos inquiridos.
Em relação aos que melhor actuam no Governo, as opiniões revelam menos margens entre os nomes. Paulo Macedo é o que reúne mais votos com, 15,5%, seguindo-se o ministro dos Negócios estrangeiros e número dois da coligação governamental, Paulo Portas, com 13%, e em terceiro lugar surge o responsável pela pasta da Administração Pública, Miguel Macedo com 11,3%.