É entre as serras do Marão e do Alvão que encontramos Vila Real, um concelho cujas características rurais se mantêm bem vivas ainda nos dias de hoje.
Constituído por 20 freguesias, o concelho possui cerca de 52 mil habitantes, distribuídos por uma área de cerca de 370 km2. Fundado em 1289 por foral de D. Dinis, a população do concelho rapidamente cresceu, graças, em grande parte, à sua localização privilegiada, "entre o litoral e o interior, com ligações ao Porto, Chaves, Bragança e terras do Sul".
Possuidora de várias iguarias gastronómicas, entre os seus doces estão a gancha e o pito. Manda a tradição que os rapazes de Vila Real ofereçam a gancha de São Brás - doces feitos de açúcar e água - às raparigas. Já elas, em compensação, no dia 13 de dezembro, dia de Santa Luzia, devem dar-lhes o pito, um bolo com doce de abóbora envolto numa massa de farinha.
No que à política diz respeito, a Câmara Municipal é atualmente liderada pelo Partido Socialista (PS). Contudo, a vitória nas autárquicas de 2013 não foi fácil. O PS venceu com 40,76% dos votos e atrás de si (muito perto) ficou o PPD/PSD com 40,22%.
A disputa pelo lugar parece ser, aliás, uma constante entre estes dois partidos, pelo menos desde 2001.
Em 2009, a diferença entre os dois partidos foi também reduzida. Neste ano, contudo, foi o PPD/PSD a levar a melhor com 43,23% dos votos, contra 38% conseguidos pelo partido 'rosa'. Em 2005, a conversa foi a mesma. Desta vez, foi o PS a vencer (42,48%), mas sempre com o PSD por perto (36,70%). Em 2001, por sua vez, o PSD ocupou a liderança.
Todos os restantes partidos não têm tido grandes hipóteses nesta autarquia, conseguindo 'amealhar', cada um deles, menos do que 5% dos votos, dados relativos a 2013, e de 8%, no ano de 2009.
Desde 1976 e até 2001, contudo, a autarquia manteve sempre uma tradição em tons 'laranja', com uma pequena exceção nas autárquicas de 1982, em que venceu o PS.
Embora possa haver surpresas, prevê-se que a luta entre 'rosas' e 'laranjas' se deva manter este ano. Vamos ter de esperar por 1 de outubro para saber quem vence o duelo.