Numa curta declaração escrita enviada à agência Lusa, na sequência da exoneração de Vítor Gaspar, Jeroen Dijsselbloem afirmou que o ministro de Estado e das Finanças português era “um colega muito apreciado no Eurogrupo”, o fórum dos ministros das Finanças da zona euro.
Dijsselbloem disse que Maria Luís Albuquerque, que substituirá Vítor Gaspar e que até agora desempenhava as funções de secretária de Estado do Tesouro, “é bem conhecida” no Eurogrupo.
“Aguardo com expectativa o reforço da cooperação no sentido da recuperação económica de Portugal”, acrescenta o presidente do Eurogrupo.
O Presidente da República aceitou hoje a exoneração do ministro de Estado e das Finanças, Vítor Gaspar, e a sua substituição por Maria Luís Albuquerque, até agora secretária de Estado do Tesouro, propostas pelo primeiro-ministro.
De acordo com a informação divulgada na página da Presidência da República na internet, Vítor Gaspar foi exonerado "a seu pedido".
Com a exoneração de Vítor Gaspar, caem automaticamente os restantes secretários de Estado do Ministério das Finanças: Luís Morais Sarmento, secretário de Estado do Orçamento, Manuel Rodrigues, secretário de Estado das Finanças, Paulo Núncio, dos Assuntos Fiscais, e Hélder Rosalino, da Administração Pública.
Maria Luís Albuquerque vai tomar posse na terça-feira, às 17:00, no Palácio de Belém.
No final de maio, o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, realizou uma visita oficial a Portugal, que incluiu uma reunião bilateral com Vítor Gaspar e audiências com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e com o Presidente da República, Cavaco Silva.