A cidade do Funchal é a capital da Região Autónoma da Madeira e é também a cidade portuguesa mais populosa fora do território continental português.
Situada no sul da ilha da Madeira, o Funchal divide-se em dez freguesias, tem uma área de 76,15 km2 e é composto por 105.18 habitantes, segundo dados do Pordata de 2016.
Nas últimas eleições autárquicas de 2013, o número de eleitores registados era de 106.637, mas apenas pouco mais de 50% se dirigiu às urnas para votar.
Em 2013, a coligação Mudança (composta pelo Partido Socialista, Bloco de Esquerda, Partido da Nova Democracia, Partido da Terra – MPT, Partido Trabalhista Português e PAN Pessoas-Animais-Natureza), conseguiu o feito histórico de retirar a Câmara Municipal do Funchal ao PSD, depois de quase 40 anos de maiorias absolutas.
Durante cerca de 20 anos, o município funchalense foi liderado por Miguel Albuquerque, entre 1994 e 2013, data em que foi substituído pelo atual presidente da Câmara, Paulo Cafôfo.
Nas últimas eleições autárquicas de 2013, a coligação Mudança ganhou com 39,22% dos votos garantindo cinco mandatos, seguida de perto pelo PSD com 32,43% e quatro mandatos, pelo CDS-PP com 14,55% dos votos e um mandato e por fim, com um mandato também, ficou a coligação PCP-PEV com 8,37%.
A Câmara do Funchal tem nestas eleições oito candidatos: Paulo Cafôfo, o atual presidente (coligação Confiança - PS, BE, JPP, PDR e Nós, Cidadãos!), Rubina Leal (PPD/PSD), Rui Barreto (CDS-PP), Artur Andrade (CDU- PCP/PEV), Roberto Vieira (Coligação Nova Mudança – MPT/PPV/CDC), Gil Canha (coligação Funchal Forte – PPM/PURP), Raquel Coelho (PTP) e Jorge Santos (PCTP/MRPP)