Pedro Soares falou aos jornalistas, no Palácio das Galveias, em Lisboa, sobre as primeiras projeções que apontam para uma descida da taxa de abstenção, sublinhando este facto como um “indicador” de um “tempo novo”.
“A eleição é um ato muito importante da nossa democracia e, em particular, da democracia local. Os indicadores que têm surgido mostram que poderá haver uma diminuição da abstenção e isso é um facto muito positivo. A verificar-se indica que os portugueses estão no processo de maior abertura à coisa pública, em relação à política. É um indicador de que estamos num tempo novo de maior participação na democracia e, do ponto de vista do Bloco de Esquerda, esta tendência é bastante importante e positiva. Podendo-se confirmar esta tendência, as eleições poderão dar um sinal importante numa viragem relativamente à participação dos portugueses em termos eleitorais”.
As primeiras projeções das televisões dão conta de uma taxa de abstenção menor do que em 2013. A sondagem da RTP fala numa abstenção entre os 42% e os 47%, a SIC releva valores entre os 40,3% e 44, 8% e a TVI entre 44% e 48%.