"Espero que intervalo na abstenção seja pelo limite mínimo"
PSD já reagiu às projeções que indicam uma ligeira descida da abstenção face às autárquicas de 2013.
© Global Imagens
Política José Matos Rosa
José Matos Rosa, secretário-geral do PSD, já reagiu às primeiras projeções que dão conta de uma ligeira redução da abstenção nestas eleições autárquicas face às de 2013 (nesse ano foi de 47,4%). O social-democrata começou por saudar todos os que participaram nesta campanha, sobretudo os do seu partido.
"Saudá-los como apresentaram os projetos, como transmitiram a sua mensagem e pela campanha que fizeram", disse Matos Rosa, sublinhando esperar que o valor da abstenção seja o mais baixo possível.
"Esperemos que este intervalo entre entre 40,3 e 48% seja pelo limite mínimo e não pelo limite máximo. Foi para isso que todos os candidatos, eleitores, militantes, apoiantes, fizeram a sua campanha também, deixando uma mensagem positiva de participação nestas eleições que é muito importante".
Primeiras projeções das televisões dão conta de uma taxa de abstenção menor do que em 2013. A sondagem da RTP fala numa abstenção entre os 42% e os 47%, a SIC releva valores entre os 40,3% e 44, 8% e a TVI entre 44% e 48%.
José Matos Rosa falou aos jornalistas na sede nacional do partido onde há instantes chegou o líder do PSD, Pedro Passos Coelho.
Como habitualmente em noites eleitorais, a comissão permanente do PSD - o núcleo duro da direção - vai estar reunida para acompanhar os resultados.
Na São Caetano à Lapa também já estão, além do secretário-geral, o líder da distrital de Lisboa, Pedro Pinto, os vices-presidentes do partido Marco António Costa, Teresa Morais e Sofia Galvão, o líder parlamentar, Hugo Soares, o presidente do Gabinete de Estudos do partido, Carlos Costa Neves, e o presidente do Conselho Estratégico, Matos Correia.
À sede nacional do PSD já chegou também o coordenador autárquico (e candidato à Câmara de Cascais) Carlos Carreiras, que deverá fazer uma primeira reação às projeções de resultados, pouco depois das 20:00.
Acompanhe aqui todas as incidências das eleições autárquicas no Notícias ao Minuto.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com