Daniel Adrião adiantou que também na terça-feira, pelas 14h30, entregará ao presidente do PS, Carlos César, na sede nacional do partido, em Lisboa, a sua moção política de orientação estratégica para o congresso nacional, que vai realizar-se entre 25 e 27 de maio na Batalha, distrito de Leiria.
A moção política de Daniel Adrião, membro da atual Comissão Política do PS, intitula-se "Reinventar Portugal" e insiste no objetivo de o partido realizar imediatamente eleições primárias abertas a simpatizantes nas escolhas do líder partidário, dos presidentes de federações socialistas, dos candidatos a deputados e eurodeputados, bem como de candidatos a órgãos autárquicos.
Daniel Adrião foi já candidato a secretário-geral do PS nas eleições diretas de 2016 e saiu do último congresso nacional, realizado em Lisboa, com cerca de 10% dos membros da Comissão Nacional deste partido.
Já o atual secretário-geral do PS, António Costa, deverá apresentar a sua moção política de orientação nacional no final desta semana - documento que é coordenado pela dirigente socialista e secretária de Estado Mariana Vieira da Silva.
A moção de orientação política de António Costa intitula-se 'Geração 20/30' e apresenta como temas centrais os desafios do país em relação à demografia, sociedade digital, combate às alterações climáticas e às desigualdades sociais.