Nono caso de coronavírus confirmado em Portugal

A diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, confirmou o novo paciente em entrevista à SIC. Trata-se de um homem de 42 anos que está internado no Curry Cabral, em Lisboa.

Notícia

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
05/03/2020 14:33 ‧ 05/03/2020 por Notícias Ao Minuto

País

Covid-19

Foi confirmado um nono caso do novo coronavírus em Portugal. Trata-se de um homem que está internado no Hospital Curry Cabral, em Lisboa. Este homem tem uma "ligação epidemiológica a Itália", avançou Graça Freitas em entrevista no Primeiro Jornal da SIC. 

A informação foi, posteriormente, confirmada pela Direção-Geral da Saúde (DGS) em comunicado. O paciente tem 42 anos e a sua "situação clínica está estável".

Já sobre os primeiros casos de transmissão em Portugal e quando questionada sobre se estaríamos a entrar numa nova fase da doença, a diretora-geral da Saúde referiu que "ainda não".

"A maior parte dos casos foi importado daquilo a que chamamos uma zona com transmissão comunitária ativa e depois temos três casos que têm ligação entre si - a partir de um houve uma cadeia de transmissão secundária", esclareceu. 

"Estamos dentro de contenção, na fase inicial de uma possível epidemia", acrescentou. "Ainda não se pode prever que vá haver uma disseminação porque o vírus não está na comunidade", uma vez que só dizemos que está "quando tivermos pessoas que não fazemos a mínima ideia como contraíram a doença, que é o que se passa, por exemplo, com a gripe"

Nesta fase, afirmou Graça Freitas, "estamos com casos muito limitados, sobretudo importados e com uma cadeia de transmissão secundária". Quanto ao plano 'desenhado' para combater o surto, a responsável explicou que "estamos a viver uma situação absolutamente extraordinária", sendo "impossível ter todas as variáveis e todo o conhecimento que nos permita perceber uma coisa que é muito importante: prever a evolução dessa epidemia."

Professora da Amadora 

Graça Freitas falou ainda sobre a professora que lecionava na Amadora - e que foi testada positiva ao novo Covid-19. A docente contactou a linha Saúde24 e foi aconselhada a ir dar aulas: "Foi bem aconselhada porque era uma senhora assintomática que não tinha histórico de ter estado com um doente de coronavírus. Esse é, de facto, o protocolo". 

Quando o caso de infeção foi conhecido, "a primeira coisa com que nos preocupamos foi com os seus contactos próximos, a sua família com quem viajou para Itália". O delegado de saúde "ainda ontem contactou a família da senhora", tendo ainda desencadeado "todos os trabalhos necessários, com o delegado de saúde da escola, para que hoje logo de manhã avaliassem o risco" daquele estabelecimento. 

E há razão para encerrar a escola Roque Gameiro? "De acordo com o meu colega não", concluiu a diretora-geral da Saúde.

De lembrar que na China, onde teve origem o surto, o número de mortos ultrapassou a barreira das três mil pessoas, com 31 novas vítimas mortais registadas nas últimas 24 horas, anunciaram as autoridades chinesas.

O surto de Covid-19, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou mais de 3.200 mortos e infetou mais de 93 mil pessoas em 78 países.

[Notícia atualizada às 14h57]

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas