Em mais uma demonstração dos desenvolvimentos que estão a ser feitos na área da Inteligência Artificial (IA), a divisão DeepMind da Google saiu como vencedora de uma série de partidas no jogo de estratégia ‘Starcraft II’ contra jogadores humanos.
A IA da DeepMind criada para o efeito, a AlphaStar, bateu jogadores humanos de ‘Starcraft II’ em 10 partidas, com um profissional a ter arrecadado apenas uma vitória contra a IA. Nota o Vox que dominar um jogo de estratégia como ‘Starcraft II’ é um desafio bem maior que jogos de tabuleiro como xadrez e Go, sobretudo pela necessidade de gerir diferentes recursos, pela existência de várias unidades com habilidades diferentes e de levar em conta o mapa de jogo.
“A história da IA foi marcada por um número de vitórias significativas em diferentes jogos. “E espero – ainda que haja trabalho a fazer – que as pessoas no futuro possam olhar [para hoje] e talvez considerar isto como mais um passo em frente para o que o sistemas de IA conseguem fazer”, pode ler-se no comunicado de um dos investigadores da DeepMind, David Silver.
Leia mais: Google vai ajudá-lo a evitar multas de velocidade