O incêndio que teve lugar esta segunda-feira, dia 15, na Catedral de Notre-Dame fez sérios danos à cobertura do monumento e, ainda que várias organizações e personalidades tenham vindo a público prometer milhões de euros para a reconstrução, fica a questão de como será possível restabelecer Notre-Dame à sua velha glória.
Pois bem, nota o LAD Bible que tecnologia de mapeamento 3D pode vir a ser útil nesta reconstrução uma vez que a mesma foi usada na criação de uma versão digital da Catedral de Notre-Dame para o jogo ‘Assassin's Creed: Unity’ lançado em 2014. A série da Ubisoft, conhecida por visitar períodos históricos distintos, recriou para este título uma versão digital de Paris com alguns dos principais monumentos da altura, incluindo a Notre-Dame.
Em entrevista para o The Verge, uma das artistas que trabalhou no jogo, Caroline Miousse, admitiu ter passado a maior parte dos dois anos que trabalhou no projeto a criar a Notre-Dame virtual. Miousse procurou recriar na perfeição a arquitetura gótica da catedral e “trabalhou com artistas de texturas para garantir que cada tijolo estava onde deveria estar”.
Por enquanto os especialista ainda estão a avaliar os danos sofridos pela estrutura da Notre-Dame de modo a criar um plano para a reconstrução mas, quando chegar esta altura, as recriações digitais da catedral como a de ‘Assassin's Creed: Unity’ podem revelar-se valiosas.
Leia mais: PlayStation 5 já é oficial. Venha conhecer os primeiros detalhes