Sem saberem, alunos ajudaram a treinar sistema de reconhecimento facial

Foram usadas sem permissão 1,700 fotografias de estudantes universitários. Estudo foi patrocinado pelo exército dos EUA e serviços secretos.

Notícia

© iStock

Miguel Patinha Dias
28/05/2019 23:00 ‧ 28/05/2019 por Miguel Patinha Dias

Tech

EUA

Estudantes da Universidade do Colorado, em Colorado Springs, participaram sem saber num estudo destinado a melhorar um sistema de reconhecimento facial, estudo este patrocinado pelo exército e serviços secretos dos EUA.

O estudo teve lugar entre 2012 e 2013 e no total foram usadas sem permissão 1,700 fotografias de estudantes, as quais permitiram ao sistema de reconhecimento facial melhorar na identificação a longa distância. A câmara foi posicionada a 150 metros de uma área pública da universidade onde os estudantes costumavam andar.

O responsável pelo estudo foi Terrence Boult, que se defendeu das acusações de invasão de privacidade apontando que tudo foi levado a cabo com a aprovação da universidade. “Neste estudo não foi recolhida ou distribuída qualquer informação pessoal. As fotografias foram recolhidas em áreas públicas e disponibilizadas por investigadores cinco anos depois da maioria dos estudantes se ter licenciado”, afirmou Boult de acordo com o Financial Times.

Leia mais: Samsung pode impressionar com fotografia de novo smartphone de gama média

Notícias ao Minuto© Universidade do Colorado

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas