A agência espacial japonesa – a JAXA – anunciou que a sua sonda Hayabusa2 está a caminho da Terra, tendo a bordo amostras recolhida da superfície do asteroide Ryugu.
A chegada da Hayabusa2 foi um feito aplaudido por si só mas a equipa responsável pelo projeto percebeu que a tarefa de recolher amostras da superfície não seria fácil. A superfície do Ryugu acabou por se mostrar mais rochosa do que se havia previsto, com a recolha a ter demorado um pouco mais do que se antecipava devido à necessidade de encontrar uma superfície mais plana.
Ainda assim a Hayabusa2 não pousou na superfície do asteroide, tendo atirado um projétil contra a superfície para fazer uma pequena aproximação de forma a recolher material suficiente para analisar. Agora, com a sonda a caminho da Terra, o projeto está a ser considerado um sucesso sobretudo quando muitos consideraram a missão uma tarefa impossível, recorda o BGR.
Asteroid Ryugu captured with the Optical Navigation Camera - Telescopic (ONC-T) immediately after departure. Image time is 10:15 JST (onboard time). This is a familiar sight, but realising that we can’t see it soon is sad! pic.twitter.com/QC18B1u1re
— HAYABUSA2@JAXA (@haya2e_jaxa) November 13, 2019