O ex-analista da NSA dos EUA, Edward Snowden, concedeu uma entrevista ao co-fundador da Vice, Shane Smith, sobre a atual pandemia de Covid-19 onde teceu considerações sobre os métodos e abordagem que os governos estão a ter para combater a pandemia.
Snowden começa por afirmar que esta pandemia não era tão imprevisível como se quer fazer parecer, indicando que “não há nada mais previsível do que uma crise de saúde pública num mundo em que vivemos uns em cima dos outros em cidades populosas e poluídas“.
“Todos os académicos e investigadores sabiam que isto estava a vir. Na verdade, mesmo agências de informação, posso dizer-te em primeira mão, porque costumavam ler os relatórios planeados para pandemias”, afirmou Snowden.
O ex-analista da NSA admite ainda desconfiança face à forma como os governos estão a abordar a pandemia, apontando que muitos estão a aproveitar a oportunidade para recolher mais dados sobre os seus cidadãos.
“À medida que o autoritarismo se espalha, que proliferavam as leis de emergência, que sacrificamos os nossos direitos, também sacrificamos a nossa capacidade de impedir o deslize para um mundo menos livre. Acreditas mesmo que, quando a primeira, a segunda e a 16ª onda de coronavírus se tornarem memórias distantes, estas capacidades [de reunir dados privados] não serão mantidas? Que estes conjuntos de dados não serão mantidos? Não importa como estejam a ser usados, o que está a ser construído é a arquitetura da opressão”, afirmou.
A entrevista de Smith a Snowden pode ser vista na íntegra no vídeo abaixo, parte de uma nova série de entrevistas da Vice de nome ‘Shelter in Place’.