A Agence France-Presse está a avançar com a notícia de que as autoridades de Moscovo estão a preparar o lançamento de um sistema de autorizações digitais para vigiar os movimentos dos habitantes da capital russa.
Diz a publicação que a plataforma está ativa a partir desta segunda-feira, dia 13, permitindo aos habitantes da cidade submeterem pedidos para viajarem de carro ou nos transportes públicos. O sistema estará 100% operacional a partir desta quarta-feira, dia 15, e poderá até vir a ser usado para restringir movimentos entre diferentes bairros. Até ao momento a Rússia confirmou mais de 18 mil casos de infetados e um total de 148 mortes.
Os funcionários municipais, militares, juízes, advogados, notários e jornalistas estão isentos de autorização especial. O presidente da Câmara de Moscovo disse na semana passada que 75% dos habitantes estão confinados aos locais de residência, acrescentando que as próximas semanas "vão ser difíceis".
As medidas de controlo de movimentos da população têm sido consideradas a forma mais eficaz de conter o número de casos de Covid-19. Apesar disso, têm surgido uma série de críticos a esta abordagem e, entre eles, o ex-analista da NSA, Edward Snowden, que acusou os governos de criarem a “arquitetura da opressão”.
[Notícia atualizada]