A Europa parece estar pronta para adotar a solução da Google e da Apple criada para prevenir a disseminação do novo coronavírus. Como conta a Reuters, um dos responsáveis da plataforma Pan-European Privacy Preserving Proximity Tracing (PEPP-PT), Chris Boos, parece não ter problemas em apoiar a proposta das duas gigantes tecnológicas.
De recordar que a Google a Apple pretendem lançar software capaz de fazer cruzamento de dados, procurando detetar cadeias de contágio por via de Bluetooth presente nos smartphones com Android e iOS. Inicialmente, a solução tomaria a forma de uma app, a qual passaria a estar integrada nos próprios smartphones numa fase posterior.
O facto de a Covid-19 poder ser transmitida entre assintomáticos tem colocado desafios no combate à doença, com os especialistas a concordarem que recorrer a apps em dispositivos móveis é a forma mais eficaz de evitar novos contágios. Comparando estes dados, seria possível a especialistas saberem se alguém se poderia ter cruzado com uma pessoa infetado, sendo assim muito mais fácil detetar novos casos de infeção.