O fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezos, afirmou durante a audiência perante o Congresso dos EUA que não podia garantir que os colaboradores da empresa não tenham acedido a dados de outros vendedores na plataforma. Isto quando a prática constitui uma violação da própria política da empresa.
“Deixe-me perguntar-lhe, a Amazon alguma vez acedeu e usou dados de vendedores quando estava a tomar decisões empresariais?”, questionou um dos membros do Congresso, Pramila Jayapal.
“Não consigo garantir que essa política nunca foi violada. Continuamos a investigar o assunto de forma muito cuidadosa. Não estou satisfeito por ainda não termos uma conclusão e estamos a continuar para a termos. Não é tão simples quando seria de esperar uma vez que algumas das fontes do artigo são anónimas”, respondeu Bezos.
A pergunta dirigida ao líder da Amazon teve como base uma investigação do The Wall Street Journal que dava conta de que colaboradores da Amazon haviam acedido a dados dos vendedores independentes da plataforma. Estes dados foram posteriormente usados pela Amazon para criar produtos concorrentes, os quais vendeu sob sua própria marca.