Facebook e Twitter detetaram site de notícias falsas de agência russa

As duas plataformas digitais notam que as táticas usadas estão a evoluir.

Notícia

© Reuters

Miguel Patinha Dias
02/09/2020 11:42 ‧ 02/09/2020 por Miguel Patinha Dias

Tech

Social

O Facebook e o Twitter reportaram a descoberta de um site de notícias falsas criado especialmente para conferir credibilidade às operações da agência russa Internet research Agency (IRA), conhecida ‘quinta de trolls’ por interferir nas eleições presidenciais dos EUA em 2016.

As duas empresas reportam que esta é a mais recente tática da IRA para ter espaço nas plataformas digitais e, alegadamente, voltar a disseminar ‘fake news’ durante o período de campanha antes das eleições presidenciais marcadas para novembro.

“No total, a nossa equipa descobriu e removeu cerca de uma dúzia de campanhas enganosas ligadas a indivíduos com relações com a IRA. A campanha ligada à IRA que removemos em agosto não foi bem-sucedida no Facebook mas levou jornalistas inconscientes a escreverem notícias”, pode ler-se no comunicado do Facebook partilhado pelo Engadget.

Já o Twitter, classifica os ‘tweets’ publicados pela campanha como “spam e de baixa qualidade”, adiantando que também tiveram “pouco impacto” na rede social. Foram, entretanto, identificados e eliminados.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas