Os EUA encontram-se na fase de campanha das eleições presidenciais e, tendo em conta o sucedido nas eleições em 2016, as gigantes tecnológicas estão atentas a campanhas de desinformação nas respetivas plataformas. Não querendo deixar de contribuir, a Microsoft anunciou uma nova ferramenta destinada a detetar manipulações em fotografias e vídeos.
De nome Microsoft Video Authenticator, esta ferramenta é capaz de avaliar imagens e dar uma percentagem com a probabilidade destas terem sido alteradas. Já no caso de vídeos, a Microsoft Video Authenticator é capaz de analisar as imagens em tempo real.
“O facto de [as imagens e vídeos] serem geradas por Inteligência Artificial significa que continuam a aprender e é inevitável que sejam apanhadas por tecnologia de deteção convencional. Porém, a curto-prazo, como nas próximas eleições nos EUA, as tecnologias avançadas de detecção podem ser ferramentas úteis para ajudar a os utilizadores a identificarem manipulações”, pode ler-se no comunicado da Microsoft.