Nos últimos meses a Apple tem lidado com críticas de múltiplas empresas tecnológicas relacionadas com as regras da App Store, com a Epic Games a ser a mais recente (e também maior) batalha legal da tecnológica de Cupertino. Pois bem, parece que estes críticos decidiram unir-se para tentar mudar o panorama.
Empresas como a Epic Games, o Spotify, a Match (Tinder), Deezer, Basecamp, Tile, entre outras, criaram a Coalition for App Fairness, uma aliança que tem como objetivo “proteger a escolha do consumidor, fomentar concorrência e criar um campo nivelado para todos os developers de apps e jogos”. A aliança em questão está disponível a aceitar “empresas de qualquer dimensão” para que tenham recursos suficientes para desafiar as regras da Apple.
Entre os principais problemas apontados pela Coalition for App Fairness encontramos a taxa de 30% cobrada pela Apple a qualquer pagamento feito na App Store, a ausência de qualquer alternativa competitiva e ainda a alegação de a Apple favorecer os próprios serviços na sua loja virtual em detrimento da concorrência.