A PlayStation 5 começou a ser vendida na América do Norte esta quinta-feira, dia 12, mas é no Japão que a nova consola da Sony teve direito a um lançamento tão próximo do normal quanto possível. Recordamos que a Sony decidiu não vender a PlayStation 5 em loja no primeiro dia, uma medida de precaução em reação à pandemia de Covid-19.
Ainda que as festas de lançamento em loja tenham sido canceladas, a Sony decidiu ainda assim celebrar a ocasião com um evento especial no templo Kanda em Tóquio, no Japão, com mais de mil anos. Como pode ver pelas imagens acima e pelo vídeo abaixo, é certamente uma daquelas celebrações em que todos os fãs da Sony certamente gostariam de ter participado.
Como explica o site Kotaku, a escolha deste templo para a celebração não foi coincidência. O Kanda fica nas proximidades de Akihabara, um distrito conhecido sobretudo pelas lojas de eletrónica, e quem compra novos dispositivos tem por costume deslocar-se ao templo para os abençoar.
A tradição começou com o lançamento do Windows XP no Japão em novembro de 2001, com o templo a receber imensos pedidos de talismãs para prevenir encerramentos súbitos do sistema. Entretanto, o costume ganhou popularidade e é aparentemente uma tradição disseminada entre os aficionados de tecnologia de Tóquio.
Com a PlayStation 5 já disponível nestas duas regiões, fica a faltar a Europa. Os jogadores europeus terão de esperar pelo dia 19 de novembro para terem a oportunidade de jogar na consola de nova geração da Sony.