A Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) revelou esta sexta-feira novas fotografias captadas pelo rover 'Perseverance' na superfície de Marte.
A primeira mostra o rover na sua aproximação final, parecendo flutuar sobre o planeta, já com o paraquedas aberto. Foi captada pelo Mars Reconnaissance Orbiter, que permanece em órbita.
O 'Perseverance' é visto a pouco mais de dois metros do solo, a ser colocado com precisão na superfície do planeta por cabos ligados a uma grua no céu, com a poeira avermelhada a ser levantada pelos propulsores.
Every picture tells a story. This one captures me in midair, floating over Mars while hanging from my parachute during the final #CountdownToMars.
— NASA's Perseverance Mars Rover (@NASAPersevere) February 19, 2021
Latest update and images: https://t.co/fnnEOOMWsV pic.twitter.com/39aGp963a3
Noutra é possível ver o rover momentos antes de aterrar, na quinta-feira, graças a uma câmara que estava instalada no 'jetpack'.
The moment that my team dreamed of for years, now a reality. Dare mighty things. #CountdownToMars pic.twitter.com/8SgV53S9KG
— NASA's Perseverance Mars Rover (@NASAPersevere) February 19, 2021
Duas imagens adicionais mostram de forma muito nítida a superfície do 'planeta vermelho', sendo possível distinguir as formações rochosas. Uma delas, mostra parte de uma das rodas traseiras do robô.
I love rocks. Look at these right next to my wheel. Are they volcanic or sedimentary? What story do they tell? Can’t wait to find out.#CountdownToMarshttps://t.co/7w3rbvbyoL pic.twitter.com/H3q1M0YJAd
— NASA's Perseverance Mars Rover (@NASAPersevere) February 19, 2021
An open horizon, with so much to explore. Can’t wait to get going. #CountdownToMars pic.twitter.com/hAaxeVGs04
— NASA's Perseverance Mars Rover (@NASAPersevere) February 19, 2021
A NASA prometeu divulgar mais imagens durante os próximos dias, assim como o áudio registado da descida - algo que a equipa responsável por coordenar a operação esperava que já ser possível esta sexta-feira.
Depois de uma viagem de seis meses - e 470 milhões de quilómetros depois -, o robô 'Perseverance' aterrou esta quinta-feira, pelas 20h56 de Lisboa, na superfície de Marte, para recolher amostras do solo e de outros elementos do planeta.
A Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) equipou o veículo que viajou até Marte com 25 câmaras e dois microfones, que foram ligados enquanto atravessava a atmosfera do planeta.
As amostras recolhidas não deverão chegar à Terra antes do início da próxima década.
Leia Também: Missão bem sucedida. Perseverance já aterrou em Marte