O CEO do WhatsApp, Will Cathcart, participou no Big Technology Podcast (via GadgetsNow) onde deixou o seu desagrado com as etiquetas de privacidade da Apple, afirmando que a empresa não quer que as pessoa usem telemóveis do sistema operativo rival.
“Assumo que seja do interesse da Apple que toda a gente use o iPhone, quer dizer, obviamente que é. E olhar para mercados como os EUA, onde a maioria das pessoas tem iPhone, e a experiência de mensagens funciona melhor no iMessage se toda a gente tiver um iPhone. É certamente do seu interesse estratégico que as pessoas não usem algo como o WhatsApp porque não querem que as pessoas usem telemóveis Android”, afirmou Cathcart.
As etiquetas de privacidade foram lançadas pela Apple no início do ano e permitem saber que tipos de dados é que as apps recolhem. Desta forma, os utilizadores de iPhone ficaram a saber que o WhatsApp foi identificado em 16 destas etiquetas, recolhendo dados para anúncios de terceiros, personalização de produto e funcionalidade da app.
“Não vês uma etiqueta para o iMessage quando fazes download da app porque não fazes o download dela, já está no iPhone. E também somos críticos disso”, aponta Cathcart.