A BMW tem como um dos seus grandes pontos de orgulho o sistema de informação e entretenimento incluído nos veículos da marca nos últimos 20 anos. Agora, a BMW desvendou a nova geração do iDrive que, de acordo com o CTO da empresa, Frank Weber, é um “grande passo” para veículos completamente autónomos.
“Não é um passo evolutivo do que tínhamos na geração [anterior]. É um novo sistema, completamente novo no que diz respeito a sensores, computação e na forma como foi desenvolvido”, apontou Weber.
Esta versão do iDrive permite que os veículos desfrutem de automação de Nível 2, o que significa que o sistema será capaz de manter o carro na mesma via de circulação, detetar outros veículos em pontos cegos, travar automaticamente em caso de emergência e ainda aplicar ‘cruise control’ adaptativo.
No que diz respeito ao visual desta oitava geração do iDrive, os condutores da BMW podem contar com uma união do painel de instrumentos e do sistema de entretenimento num único ecrã curvo. Para auxiliar o condutor, a BMW integrou o assistente digital Personal Intelligent Assistant que, além de “se ajustar às necessidades e rotinas do condutor”, também será capaz de “interagir com diálogo natural - semelhante ao que acontece numa relação entre humanos”.
O iDrive oferecerá três modos de condução (desportiva, pessoal e eficiente) e permitirá ainda que os condutores liguem os seus telemóveis via CarPlay da Apple ou Android Auto da Google. O iDrive será oferecido nos próximos veículos elétricos da BMW, incluindo o iX da categoria SUV e o i4 da categoria berlina.
Na galeria acima pode ver algumas imagens desta nova geração do iDrive.