O Facebook e o Instagram começaram a exibir uma notificação os utilizadores do iPhone com iOS 14.5, a mais recente atualização lançada pela Apple que obriga as plataformas digitais a pedirem permissão de forma a reunirem dados pessoais usados em anúncios direcionados.
Na notificação avistada pelo The Verge é possível ver que o Facebook dá aos utilizadores alguns motivos para concederem estas permissões. Além da apresentação de anúncios personalizados, o Facebook também refere que desta forma é possível apoiar negócios que dependem de publicidade para chegarem aos seus clientes.
Porém, mais impressionante é o facto de o Facebook e o Instagram afirmarem que, ao conceder permissões para anúncios personalizados, o utilizador está a “ajudar a manter o Facebook/Instagram gratuito”.
Não se sabe até que ponto é que a empresa de Mark Zuckerberg faria os utilizadores pagarem para usarem o Facebook e o Instagram, pelo que de momento esta estratégia parece servir simplesmente para pressionar os utilizadores a concederem permissões de acesso aos próprios dados.