A Microsoft apresentou os resultados financeiros relativos ao segundo trimestre do ano e a tecnológica de Redmond volta a dar sinais de boa ‘saúde’, com os serviços de cloud e o Office a serem particularmente bem-sucedidos.
A empresa liderada por Satya Nadella reportou uma receita de 46,2 mil milhões de dólares, um crescimento de 21% face ao mesmo período de 2020. Entre os grandes ‘vencedores’ contamos com os serviços de cloud Azure, que registaram um crescimento de 51%, e o Microsoft 365 a registar um aumento de utilizadores de 22% face ao mesmo período do ano passado e um número total de subscritores de 51,9 milhões.
Menos bem-sucedida foi a divisão de ‘hardware’ da Microsoft, com os produtos Surface a terem registado uma queda na receita na ordem dos 20%. A Microsoft culpa a atual escassez de componentes pela queda de receita nesta área, uma má notícia para a empresa numa área que até aqui estava a ter o seu maior crescimento da última década.
A situação é mais animadora na área de gaming, com a Microsoft a adiantar que a divisão de hardware deste segmento verificou um crescimento de receita na ordem dos 172%. “A Xbox Series S e a Series X são as nossas consolas que mais rápido venderam, com mais unidades vendidas até agora do que qualquer geração anterior em todo o seu percurso”, afirmou Nadella.
Apesar deste crescimento na área de hardware, a Microsoft nota que a receita total do segmento de gaming caiu 11% e, ainda que mencione um aumento de membros do Xbox Game Pass, não forneceu qualquer atualização do número preciso.
Como recorda o The Verge, há dois trimestres seguidos que a Microsoft não atualiza o número de subscritores do Xbox Game Pass. A última vez que o fez foi em janeiro, altura em que o serviço contava com 18 milhões de membros.
Leia Também: Sucessor do Surface Duo da Microsoft foi mostrado em vídeo