Kung Ming-hsin, o ministro taiwanês que chefia o Conselho de Desenvolvimento Nacional (NDC, na sigla em inglês), anunciou a assinatura de cinco memorandos, numa conferência de imprensa em que apareceu acompanhado pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Tsung-Tsong Wu, pelo vice-ministro de Assuntos Económicos, Chem-chyi Chen, e pelo vice-ministro das Finanças, Ching-Hwa Juan.
Os memorandos assinados estabelecem ações de cooperação nos setores aeroespacial, energia verde, engenharia de precisão, desenvolvimento de catalisadores e segurança na Internet, disse Kung, que chefia a delegação de 60 membros.
O ministro taiwanês reconheceu que estas matérias tinham sido previamente analisadas com o Senado do seu país, realçando a importância de matérias como a fabricação de veículos elétricos e semicondutores.
Taiwan iniciou uma política de transferência de processos sensíveis, como a produção de semicondutores, para locais mais seguros fora da China.
A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), principal fabricante de 'chips' de Taiwan e parcialmente controlada pelo NDC, através do meio do Fundo de Desenvolvimento Nacional, iniciou a produção nos Estados Unidos e no Japão e agora está à procura de um local para uma nova fábrica na Europa.
A delegação de Taiwan está a realizar uma digressão europeia que também fará escala na Eslováquia e na Lituânia.
Leia Também: China avisa Estados Unidos que não fará concessões na questão de Taiwan